Vamos Rosear?
Na conversa de hoje vamos introduzir uma nova série de conteúdos para ajudar você, a aproveitar a natureza em sua rotina como parte de um estilo de vida mais saudável e consciente.
A primeira vista, convido você simplesmente a observar uma flor. Encontrar a assinatura ou a identidade de uma planta, nos ajuda a compreender e melhorar a percepção sobre o significado e atuação de cada plantinha para nossas vidas. Mas o que é essa assinatura? É o seu olhar sobre a forma, tamanho, textura e características únicas das estruturas de uma árvore (raiz, caule, folhas, sementes, flores e frutos).
Os espinhos de uma rosa, por exemplo, sugerem não apenas o mecanismo de proteção desta flor, como também podem nos guiar a observar o propósito evolutivo dos espinhos em dar suporte e estabilidade a um caule, arqueado e flexível, que pode ser exposto para todos os lados, frente a força dos ventos da primavera.
Uma perspectiva que vai de encontro ao princípio terapêutico do óleo essencial da rosa – que nos ajuda a nos mover através da nossa própria vontade, e não aos ventos dos outros sobre a nossa vida. Os espinhos, com suas curvas para baixo e seu formato afiado, também nos ajudam a rasgar e romper padrões internos, que muitas vezes podem ser agressivos para nós. Por isso, a rosa também é lembrada como um símbolo de amor, gentileza e autoestima.
Já a parte central da rosa é uma explosão de força amarelo-dourado. As pétalas se abrem, como um recipiente que absorve toda luz, nos convidando a olhar para o sol que está presente e voltado para todas as direções. Sol que aquece nosso interesse pela vida e revigora nossas energias. Além disso, o óleo essencial da rosa têm efeito tonificante, anti-inflamatório e rejuvenescedor, que junto a suas propriedades desintoxicantes e antissépticas podem favorecer um estado de bem-estar que ameniza os sintomas relacionados ao estresse e ansiedade.
É por isso que os cosméticos levam o princípio ativo da roseira para o cuidado de uma pele delicada, rachada e danificada pelo clima, dando aquela sensação macia e aveludada à pele! Que tal ir ao encontro da rosa, e deixar que ela cuide e reverbere na saúde do seu corpo e coração?
Chá de Rosa-Mosqueta, Gengibre e Limão: para aliviar os sintomas da gripe, resfriado e inflamações.
20g de rosa-mosqueta seca triturada (disponível na maioria das lojas de produtos naturais e de chá)
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
1/2 colher (chá) de raspas de limão-siciliano
900 ml de água mineral fervente
Coloque todos os ingredientes em um bule e adicione a água fervente (100ºC).
Deixe em infusão por 5 minutos, coe e sorria.
Se preferir, você pode acrescentar mel para adoçar.
Máscara Facial de Rosas com Pepino: para tonificar, hidratar e proteger a pele no inverno.
80g de pepino
pétalas de 1 rosa
80g de iogurte natural
farinha de amêndoa (opcional)
Lave bem o pepino e depois fatie em finas rodelas. Coloque no liquidificador junto as pétalas de rosa e o iogurte, misturando até alcançar a consistência de uma polpa. Se você preferir, pode engrossar a pasta com toques de farinha de amêndoa.
Aplique a máscara, ainda fresca, no rosto e deixe por até 15 minutos.
Enxague com água mineral e deixe a pele secar naturalmente.
Você pode guardar o restante da máscara, na geladeira, por até 3 dias.
Conta pra mim como foi o seu “Momento Rosas”, e deixe nos comentários quais flores você gostaria de levar para o seu dia-a-dia.
Um abraço com amor,
Grace Adam
casanaturologica@gmail.com