O descanso e o exercício
Realizar exercícios diariamente é tão importante quanto qualquer outra atividade de vida diária que nós fazemos. Mas, além do exercício, é necessário que saibamos quando descansar.
Descansar faz parte do exercício, do desenvolvimento de habilidades e do nosso próprio corpo.
Quando descansamos entre um período e outro, enviamos uma mensagem de “pausa” para nosso cérebro, que vai interpretar a mensagem e usar este tempo para absorver as novas informações adquiridas.
Durante o exercício, repare que sempre dividimos as atividades em “séries” e “repetições”.
Repetições são quantas vezes vamos repetir o movimento. Por exemplo: No exercício para bíceps braquial, dobro meu braço em direção ao cotovelo por 12 vezes seguidas. Isso quer dizer que realizo 12 repetições deste movimento.
Séries são quantas vezes você vai realizar cada conjunto de repetições. Ou seja, no exemplo anterior, realizei 12 vezes o mesmo exercício, então fiz uma série deste exercício. Em seguida, após algum tempo, realizo novamente mais 12 repetições, assim realizo mais uma série.
Entre uma série e outra é recomendável que se realize um pausa que pode ser de até 30 segundos ou em casos de exercícios mais pesados, de 60 segundos a 2 minutos. O tempo de pausa entre as séries vai depender de alguns fatores:
– Número de repetições
– Tamanho da carga
– Número de séries
– Tipo de exercício
Mas calma, não se preocupe em saber tudo isso para poder realizar suas pausas. Sobre esses fatores, quem irá te orientar será o profissional de Educação Física ou o fisioterapeuta que for desenvolver o seu “esquema de treino”.
Já se você está treinando em casa, sem um profissional ao seu lado para te orientar, te indico fazer da seguinte forma: para treinos de baixa intensidade e pouca carga, faça pausas mais curtas, de 30 a 40 segundos. Já para exercícios mais intensos ou com muita carga, faça descansos de 1 minuto. Você irá notar que seu descanso é efetivo quando conseguir realizar a próxima série com quase toda a capacidade e efetividade da anterior.
Agora que você já sabe descansar entre as séries, vamos falar um pouco de descanso pós o exercício.
Quando mantemos uma frequência de treinos mas não realizamos um descanso adequado, seu corpo pode começar a perder o que ganhou e até ocasionar lesões, já se você descansar demais e não ter uma rotina adequada de treino seu corpo não vai atender suas expectativas e vai levar esse “treino” como algo esporádico e sem importância. Então é necessário saber equilibrar.
Durante o treino, colocamos alguns grupos musculares para trabalhar e aumentamos a sua capacidade de executar algumas tarefas, rompemos fibras musculares e damos início ao processo de formação de novas fibras, após o exercício, é no descanso que a “mágica” acontece, são formadas novas fibras mais fortes e resistentes que são consolidadas durante o descanso.
O descanso, não precisa ser total de corpo todo, ele pode ser só de um grupo muscular ou parte do corpo específica. Por exemplo, você treinou muito e seus braços estão muito doloridos, descanse por alguns dias e enquanto isso treine pernas.
Viu? Dá para manter um equilíbrio entre descanso e treino.
Ah! Mas não se esqueça que você deve manter uma rotina alimentar e de sono para poder ter os resultados desejados!! Além disso tire ao menos uma hora diária para o descanso mental. Realize coisas que goste e tire um tempo para você.
Maisa Pessoa
pessoa.maisa@yahoo.com.br