Atividade Física e os melhores exercícios para quem tem 60 anos ou +
Ainda há certo preconceito e dificuldade na prática de atividade física para pessoas com 60 anos ou mais. O que nos leva, ao número reduzido de pessoas que praticam tais atividades nesta faixa etária.
A cada dia esse número aumenta, mas com receios, como por exemplo na escolha da melhor atividade, ou ainda, muitas vezes ficam no aguardo da escolha de uma atividade por um médico ou alguém que possam confiar tal decisão.
Praticar atividade física ao longo da vida e saber que ela ajuda muito nossa saúde não é segredo para ninguém. Mas saber quais são as melhores atividades para cada faixa etária pode ser um pouco complicado.
Hoje trago a você uma lista com os melhores exercícios e atividades indicados para a faixa etária de 60 ou mais, para não ter mais dúvidas e poder continuar ou até começar uma nova atividade!
Inicialmente, indico que você conheça seu corpo, ou seja, suas limitações, o que consegue fazer, o que gosta, se possui alguma patologia, dificuldade ou mesmo desconforto. Além de procurar saber suas características e habilidades.
Em seguida, devido a alterações fisiológicas como perda de massa muscular, rigidez, desconfortos ou dificuldades em alguns movimentos, é interessante buscar atividades que foquem em flexibilidade, fortalecimento muscular, equilíbrio e condicionamento físico.
Lembre-se! Se você nunca praticou atividades físicas, deve tomar cuidado com a intensidade dos exercícios e sua frequência. Procure começar devagar, poucas vezes na semana e sempre junto a um profissional qualificado, para assim, poder praticar uma atividade que lhe traga apenas benefícios e sem qualquer risco a saúde.
Atividades Aquáticas
Atividades sob o meio aquático como natação e hidroginástica, são os exercícios mais procurados pelo público 60 ou mais, além de serem alguns dos mais indicados por médicos e especialistas. Nesta modalidade, é possível adquirir benefícios como condicionamento, fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio sem a preocupação de impactos sob as articulações. Além de serem exercícios indicados para todos que possuem algum tipo de dor muscular, pois por serem atividades feitas em água aquecida, traz ainda o relaxamento e a facilidade na movimentação.
Musculação e Treino funcional
Consideradas atividades de maior resistência, trazem uma facilidade no ganho de massa muscular e fortalecimento. Mas é importante estar acompanhado por um profissional, que poderá adequar o seu treino às suas necessidades. Atividades como estas, com resistência, podem ser executadas visando o maior número de repetições com menor peso, para assim não prejudicar articulações ou causar desconfortos.
Atividades ao ar livre
Ao entrar em contato com a natureza e com o sol, além dos benefícios trazidos com a atividade física, adquirimos ainda vitaminas, sensação de bem estar e um ambiente propício para o relaxamento, trazendo assim calma, tranquilidade e atenção aos exercícios. Em ambientes como este, podemos praticar caminhadas, bicicleta e até corrida, procurando assim um foco maior ao condicionamento físico e ganho de massa magra na região das pernas. Com exceção da caminhada, por serem atividades de maior atenção é indicado que sejam realizadas por pessoas sem risco de quedas ou dificuldades com o equilíbrio.
Práticas orientais
Hoje em dia, encontramos uma infinidade de exercícios e práticas do oriente, que além de proporcionar benefícios físicos, trabalham a mente, a concentração, a movimentação de energia no corpo e a respiração Práticas como Liang gong, Xiang gong, Tai chi chuan, são encontradas cada vez mais frequentes e até mesmo ligadas a postos de saúde ou projetos municipais, que visam a redução de práticas médicas e uma qualidade de vida melhor para os frequentadores da rede do SUS.
Yoga, Pilates
Por serem atividades que trabalham acima de tudo o alongamento e fortalecimento da coluna e seus músculos estabilizadores, são sempre uma indicação por médicos ortopedistas e reumatologistas como formas de tratamento. Mas além de beneficiar a coluna, trabalham diversas musculaturas que outros exercícios não costumam trabalhar, musculaturas profundas, ajudando assim a prevenir doenças como bexiga caída, doenças articulares e alterações posturais. São atividades que trabalham sobre tudo a respiração, então proporcionam um condicionamento físico e respiratório favorável. Apesar de sempre vermos movimentos um tanto que mirabolantes, podem ser praticados em qualquer faixa etária, sendo adequados dentro do nível de aprendizado do aluno.
Atividades Disfarçadas
Atividades como dança, aulas “fitness” e terapias, buscam proporcionar movimentação condicionamento, flexibilidade e equilíbrio de uma forma prazerosa e lúdica. Assim, se você é uma pessoa que não gosta de praticar exercícios, pode procurar uma atividade como essa e encontrar parte dos benefícios proporcionados pelas outras.
Uma dica: experimente! Assim poderá ver qual é a atividade que pode ser mais indicada a você e qual é a que você mais gosta. Assim, terá prazer em executar a atividade e ajudará seu corpo a produzir hormônios que beneficiarão mais ainda o seu corpo.
Maísa Pessoa
maisa@sessemtaoumais.com.br